Depois de um longo tempo de recuperação, dores no corpo, aumento e perda de peso, Ronaldo, enfim, encontra condições de voltar a jogar.
O Fenômeno foi liberado pelo departamento médico e pelos profissionais que cuidam de sua preparação para atuar por pelo menos 45 minutos na partida do próximo domingo, contra o Avaí, em Florianópolis.
- Ele já reúne condições de atuar em parte do jogo, pelo o que está treinando, mostrando que está bem de saúde, bem fisicamente. Para uma atividade mais intensa, no momento, ele está liberado, não tem nada que impeça ele de jogar - disse o fisiologista do clube, Antônio Carlos Gomes, ao LANCENET! .
A decisão cabe apenas ao técnico Adilson Batista, que, nas últimas semanas, tem até “enfrentado” o atacante em treinos técnicos, como na última terça-feira.
Ronaldo volta contra o Avaí!
A lesão na panturrilha ocorreu durante um treinamento, em 22 de maio (última partida ocorreu diante do Atlético-PR, dia 9 de maio, no Pacaembu). Quando ele se recuperou, manteve os trabalhos de fisioterapia paralelos a exercícios acrobáticos para alcançar o condicionamento físico ideal. As técnicas não foram suficientes para evitar as dores constantes no dia a dia, que o fazem cogitar encerrar a carreira já no fim desta temporada.
– Ele, realmente, vive com dor para todos os lados. Ronaldo tem resquícios de uma série de lesões. Essas dores, ele vai sentir mesmo. Desde que a dor não comprometa as atividades... – afirmou Gomes.
Bruno César vive expectativa de jogar com o Fenômeno
Ronaldo chegou a reclamar de um incômodo no púbis. Nesse período também ganhou peso, que já foi eliminado nas últimas semanas, quando voltou a treinar com bola.
Hoje, a avaliação é a de que a musculatura está segura em relação a possíveis lesões. Para a continuidade do processo, o craque continuará fazendo exercícios de fisioterapia e trabalhos específicos de condicionamento físico no campo. E os jogos serão determinantes para ele adquirir o ritmo ideal. O fato é que, para fazer Ronaldo jogar, a vida da comissão técnica será uma luta diária.
Métodos usados com R9
Fisioterapia
Durante o processo de recuperação da lesão na panturrilha direita, Ronaldo fez trabalhos com o fisioterapeuta Bruno Mazziotti. As atividades seguem mesmo com a lesão sanada, para que o atacante não perca força muscular. Um dos exercícios consiste em se equilibrar em um joelho, enquanto a outra perna e os braços ficam esticados. Musculação na academia também é quase diária.
Exercícios acrobáticos
São exercícios usados, geralmente, por atletas de ginástica olímpica. Exigem força muscular e flexibilidade. Ajudam a melhorar a resistência anaeróbia e, consequentemente, combater a fadiga muscular. Os usados com R9 são rolamento (rolar no chão para a frente), parada de mão (ficar de ponta cabeça com auxílio das mãos, apoiado na parede), giros de quadril e saltos. “Treinamos a parte física de forma diferente à que ele estava acostumado, para não sobrecarregar e também não criar nenhum trauma nos grupos musculares”, explica o fisiologista.
Exercícios no campo
Na fase final da preparação, o Fenômeno começou a fazer trabalhos no gramado, com bola. Corridas leves para condicionamento físico e corridas rápidas para explosão muscular são alguns dos métodos. Nas atividades com bola, a intenção é a de que o craque treine os aspectos técnicos e comece a adquirir ritmo de jogo e noção de espaço com treinos técnicos e táticos.
Partidas oficiais
Em determinado momento, Ronaldo entra em estagnação com exercícios.
São necessários jogos de verdade para que ele adquira o condicionamento físico ideal. De acordo com a comissão técnica, ele voltará a jogar de forma gradativa. O processo começará no próximo domingo, contra o Avaí.
Confira Bate-Bola com Antônio Carlos Gomes, fisiologista do Corinthians
LANCENET!: Quais são as condições de Ronaldo para domingo?
Antônio Carlos Gomes: Ele já reúne condições de atuar em parte do jogo, pelo o que está treinando, mostrando que está bem de saúde, bem fisicamente.
LNET!: Dá para fazer uma previsão de quantos jogos ele poderá fazer? Ele reclama de dores constantes...
ACG: Vamos jogando aos poucos, começar meio tempo aqui, meio tempo ali... De uma forma geral, ele vive com dor. Para uma atividade mais intensa, no momento está liberado, não tem nada que o impeça de jogar. Mas tem 33 anos para 34 anos, não é mais menino.
LNET!: Ronaldo aparenta ainda estar acima do peso.
ACG: Evidentemente que ele não atingiu o peso que o pessoal quer. Com o fluxo de jogos, ele ficará num esquema concentrado, vai acabar perdendo mais peso. Ele já perdeu muito peso. A nossa preocupação nunca foi o peso, nem fazer com que ele perdesse peso. A preocupação é com o condicionamento, o organismo, a alimentação, em tirar dores musculares, o fortalecimento.
LNET!: Ele teve lesão no púbis durante a recuperação?
ACG: Não houve isso (lesão). Ele teve uma série de probleminhas, algumas dores, que fomos amenizando. Para recuperá-lo bem, não dava para a volta ser rápida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário