Deixar os jogadores bem preparados fisicamente, e assim tornar mais fácil a caminhada em busca do título do Campeonato Brasileiro. Essa é a meta de Antônio Carlos Gomes, o escolhido para fazer uma consultoria na preparação física e na fisiologia do Corinthians.
O técnico Mano Menezes e a diretoria corintiana querem deixar essas duas áreas cada vez mais profissionalizadas. Tudo para diminuir os problemas dos jogadores. Com a queda na competição sul-americana, a insatisfação ficou clara, ainda mais por conta do baixo rendimento de Ronaldo e pela falta de fôlego de alguns atletas.
Vale lembrar que esses foram os únicos setores do departamento de futebol corintiano que passaram por mudanças com a eliminação.
- Fui procurado pela diretoria por indicação de Mano Menezes e Joaquim Grava (consultor médico do clube). Sou consultor do Comitê Olímpico Brasileiro. Esse trabalho é novo no Corinthians, é uma outra linguagem. Tenho experiência em preparação de campeões. Vou trabalhar no detalhe de cada jogador, levar subsídios para a comissão técnica - disse Gomes ao LANCENET!.
O acerto entre o consultor e o clube aconteceu após uma reunião na última quinta-feira. Na terça, dia 18, ele já começará a trabalhar. Como mora em Londrina, interior do Paraná, deverá ficar cerca de três dias da semana no Parque São Jorge. Nesse primeiro momento, a idéia é fazer uma análise individual de todos os jogadores para preparar os programas de treinamento e recuperação.
Após oito anos de Atlético Paranaense, Gomes quer transformar a preparação corintiana. E, quem sabe?, coroar o esforço com títulos.
Bate-bola com Antonio Carlos Gomes:
LANCENET!: Como será o trabalho?
Antonio Carlos Gomes: Vou ficar responsável pela parte científica da preparação física e fisiologia. Na terça, vou apresentar tudo para a comissão técnica e diretoria. Vou ajudar nesse sentido. Vou ficar junto com a comissão técnica em três dias por semana. A gente já teve essa experiência. Fiquei por oito anos no Atlético-PR.
LNET!: Qual a importância do trabalho de consultoria no futebol?
ACG: A questão fisiológica não tem resposta só de uma área. Precisa da junção de todas para diminuir a chance de erro. O que vou fazer é uma integração das áreas para individualizar o trabalho dos atletas. Vamos trabalhar nas particularidades, no que precisa cada jogador. Vamos colocar o Corinthians para correr muito no Brasileiro.
LNET!: Muitos falam da questão física do Ronaldo. O que você pensa sobre essa situação?
ACG: Já conversamos internamente bastante. Só vou poder falar na terça. Vamos tratar disso como ciência faz. Durante a Copa, é a hora de correr atrás.
Currículo invejável do consultor:
No futebol
Antonio Carlos Gomes ficou de 2000 a 2008 no Atlético-PR. Inicialmente trabalhou como consultor e diretor técnico. Depois, partiu para a área de direção e administração do departamento de futebol do clube.
No handebol
Entre os anos de 2000 e 2001, Antonio Carlos Gomes foi consultor científico na Confederação Brasileira de Handebol. Na ocasião, ele trabalhou diretamente com a seleção feminina adulta.
Trabalhos atuais
Gomes presta consultoria para diversos lugares, como o Comitê Olímpico Brasileiro. Trabalha para a Confederação Brasileira de Triátlon, a Confederação Brasileira de Remo, a Editora de Livros Esportivos SHAPE, o Studio Vip, a Revista de Educação Física do Exército Brasileiro, a Fundação de Esportes de Londrina, a Secretária Estadual de Esportes de Pernambuco e a atleta Natália Falavigna. Possui uma empresa de consultoria, a Sport Training Consultoria e Eventos. Ela fica localizada em Londrina (PR).
Nenhum comentário:
Postar um comentário