O frio de dez graus que transformou o clima na cidade de São Paulo neste sábado não foi capaz de congelar o Corinthians na busca pela retomada da liderança do Campeonato Brasileiro. Depois de uma fria atuação no primeiro tempo, o Timão esquentou na etapa final, venceu com facilidade o Grêmio Prudente por 3 a 0, no Pacaembu, e está no primeiro lugar. Iarley, Jorge Henrique e Elias fizeram os gols.
Com o resultado, o Alvinegro - agora com 44 pontos - joga toda a responsabilidade para o Fluminense, segundo com 41, que joga com o Flamengo neste domingo. Além de superar o Flu no número de pontos, o Corinthians ficou em vantagem também no saldo de gols (18 a 16), segundo critério de desempate. Caso o Tricolor vença por 2 a 0, o Timão permanecerá na liderança pelos gols marcados. São 40 anotados pelos paulistas contra 37 dos cariocas. O Flu só recupera a ponta em caso de vitória por 3 a 0 ou por dois gols de diferença, desde que faça mais do que quatro gols (4 a 2, 5 a 3, etc). Os paulistas têm ainda um jogo a fazer pelo primeiro turno, contra o Vasco, dia 13 de outubro, em São Januário.
Já o Grêmio Prudente atinge o oitavo jogo consecutivo sem vencer e corre sério risco de rebaixamento. O clube do interior paulista, que ainda não triunfou nos três jogos que fez desde que contratou o técnico Marcelo Rospide, permanece na lanterna com apenas 17 pontos.
Na próxima rodada, o Corinthians tem mais uma partida decisiva: encara o rival Santos, quarta-feira, às 22h, na Vila Belmiro. No mesmo dia, às 19h30m, o Prudente recebe o Palmeiras, no estádio Eduardo José Farah.
Iarley coloca o Timão em vantagem
O Corinthians encurralou o Grêmio Prudente no início de jogo. Apesar de escalar três volantes, Adilson Batista adiantou a equipe para o campo de ataque, forçando a marcação na saída de bola do adversário. Até Alessandro e Roberto Carlos jogaram do meio de campo para frente. O lateral-direito, aliás, quase marcou aos cinco minutos, em chute que passou próximo do ângulo direito de Giovanni.
A blitz corintiana, porém, durou pouco. O Timão diminuiu o ímpeto, passou a errar passes e permitiu que o Prudente saísse do sufoco. Bruno Ribeiro ganhou mais liberdade para avançar pelo lado direito. E foi por lá que os visitantes por muito pouco não abriram o placar em cabeçada perigosa de Hugo após cobrança de falta.
Responsável pela armação do Corinthians, Bruno César não apareceu. O jogador quase foi vetado minutos antes da partida por conta de uma inflamação na garganta. Mas, graças a uma falha da defesa do Prudente, o Alvinegro chegou ao gol, aos 21, outra vez com Iarley, autor de cinco nas últimas seis rodadas. Ele recebeu de Elias na área depois de passe errado de Rodrigo Mancha e, com calma, tocou no canto direito de Giovanni.
A vantagem fez o Corinthians cadenciar o jogo. Sem Jucilei, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o Timão sofreu para fazer a ligação do meio de campo para o ataque, facilitando o combate da defesa rival. Roberto Carlos teve a melhor chance até o fim do primeiro tempo em chute cruzado que o goleiro defendeu em dois tempos.
Corinthians melhora e amplia o placar
No segundo tempo, o Corinthians repetiu a pressão da etapa inicial para praticamente liquidar o jogo com o segundo gol, aos três minutos. Bruno César cruzou da direita para Jorge Henrique pegar de primeira, mandando a bola no canto direito alto: 2 a 0.
A melhora na produtividade aconteceu de maneira curiosa. Alessandro, com dores musculares após receber uma pancada, não voltou para a etapa final. Assim, Paulinho foi improvisado na lateral direita e Moacir entrou no meio, dando mais velocidade ao setor. Bruno César, outro aberto pela direita, também melhorou e fez a equipe crescer.
A segunda parte do jogo foi de poucos sustos para o goleiro Julio Cesar. Tímido no ataque, o Grêmio Prudente chegou a marcar, aos 14 minutos, com Henrique Dias chutando de fora da área, mas o árbitro marcou impedimento de Hugo, que pulou a bola antes que ela chegasse à meta.
Depois disso, só deu Corinthians. Com o resultado garantido, a Fiel passou a fazer seu papel e secar os rivais. Festa no Pacaembu com o gol do Botafogo, que empatou o duelo contra o Cruzeiro, resultado que segurou a subida de dois adversários diretos pelo título. Para fechar a noite em grande estilo, aos 37, Elias tabelou com Paulinho na área e acertou o canto esquerdo alto. Golaço para a Fiel dormir na liderança e sonhar com um tropeço do Fluminense.
Julio Cesar, Alessandro (Moacir), Paulo André, Leandro Castán e Roberto Carlos; Paulinho, Boquita, Elias e Bruno César (William Morais); Jorge Henrique e Iarley (Danilo). | Giovanni, Bruno Ribeiro, Anderson Luis, Diego e Cleidson; Rodrigo Mancha, Roberto, Carlos Eduardo e Fabiano Gadelha (Deyvid Sacconi) e Henrique Dias (Róbson); Hugo (William). |
Técnico: Adilson Batista. | Técnico: Marcelo Rospide. |
Gols: Iarley, aos 21 minutos do primeiro tempo. Jorge Henrique, aos três, e Elias, aos 37 minutos do segundo tempo. | |
Cartões amarelos: Paulinho (Corinthians); Fabiano Gadelha (Grêmio Prudente) | |
Estádio: Pacaembu, em São Paulo. Data: 18/09/2010. Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP). Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Vicente Romano Neto (SP). Público pagante: 23.815. Renda: R$ 778.324,00. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário