Seduzida pelo crescimento constante nas vendas de utilitários esportivos no mercado brasileiro, a Renault anuncia o lançamento de seu primeiro 4x4 no Brasil. O modelo escolhido é o Duster, que recebeu modificações em relação à versão disponível na Europa. O veículo, que será produzido em São José dos Pinhais (PR), deve fazer sua estreia em outubro ou novembro. Na pré-apresentação para a imprensa especializada, a montadora se limitou a dizer que seu novo produto terá preço “extremamente competitivo”.
“O segmento de modelos com apelo fora de estrada cresceu mais de 16 vezes nos últimos 10 anos. Cresce não apenas o volume, mas também a quantidade de opções”, comenta Gustavo Schimidt, vice-presidente comercial da marca.
O Duster contará com duas opções de motor flex, 1.6 e 2.0, e será oferecido com tração 4x2 ou 4x4 – acionada por um seletor no painel central. Por enquanto, a montadora não tem planos de oferecer câmbio automático para o modelo. Sobre o mix de vendas das versões do utilitário esportivo ou mesmo sobre sua participação em toda a gama, a Renault prefere guardar segredo. “Nossa ambição é continuar crescendo três vezes mais que o mercado brasileiro e o Duster faz parte disso”, resume Jean-Michel Jalinier, presidente da empresa no Brasil.
Estilo
Os para-lamas largos dão ao Renault um ar de robustez, mas, em termos de desenho, o Duster não apresenta nada de revolucionário. O vinco semicircular nas portas remete ao Sandero. Já os vincos da tampa traseira lembram o estilo que caracterizava o Nissan Pathfinder. A parte que mais chama a atenção é a dianteira, com faróis duplos circulares dividindo espaço com as luzes de seta e lanternas no mesmo conjunto, além da ampla grade cromada. A parte central do para-choque também mostra uma grande entrada de ar.
As versões apresentadas exibiam também faróis de neblina, rodas de liga leve, repetidores das luzes de direção laterais e barras longitudinais na capota. Com 4,3 metros de comprimento, 1,8 m de largura e 1,7 m de altura, o Duster conta com altura livre do solo de 221 milímetros, ângulo de entrada de 30 graus e de saída de 35 graus. O porta-malas pode acomodar até 475 litros de bagagem.
A parte interna exibe materiais plásticos de diferentes texturas e uma série de porta-objetos. O painel de instrumentos traz velocímetro e contagiros com fundo escuro e aros cromados. Ar-condicionado, rádio com toca-discos integrado ao painel e a transmissão manual de seis marchas também são destaques do interior desse novo Renault, que será apresentado oficialmente no Salão de Buenos Aires, na Argentina, entre próximos os dias 17 e 26.
Nenhum comentário:
Postar um comentário