Reclamações sobre dificuldade de uso e adaptação à transmissão automatizada Dualogic, da Fiat, não são novidade. Já havíamos registrado essas queixas no Autodefesa de dezembro de 2009, que tratava sobre o funcionamento irregular do câmbio no Linea. Só que no último ano cresceu o número de críticas de donos de Palio, Siena, Palio Weekend, Stilo e Idea com o Dualogic. Até então, a resposta das concessionárias era a mesma: trata-se de característica do produto, ponto final. Mas parece que a própria montadora reconheceu, indiretamente, que o produto tem suas falhas: a Fiat já emitiu para a rede autorizada três boletins orientando as oficinas a fazer atualizações e melhorias nos Dualogic. E em geral os proprietários não sabem que os veículos precisam dessas ações, que podem eliminar problemas como falhas de funcionamento, marchas que não entram ou câmbios que deixam de operar.
"As falhas começaram com menos de 30 000 km. Sempre que eu tirava o pé do acelerador para reduzir, o câmbio ficava como se estivesse no ponto-morto, ou seja, sem marcha alguma engatada. Eu precisava parar o carro, desligar o motor, aguardar um tempo e religálo para o câmbio voltar a funcionar", diz Emanuel de Alencar Mota, de Brasília (DF), dono de um Stilo Sporting 2008. "Na concessionária apenas davam um ‘reset’ no câmbio e o problema sumia. Pouco depois voltava, ainda pior. Por isso tenho medo de que o defeito possa aparecer durante uma ultrapassagem."
Há ainda casos em que a falha no câmbio afeta outras partes, caso de Patrick Morales Rueda, de São Paulo (SP), dono de um Idea 2009. "Na primeira vez que o câmbio deixou de funcionar, apareceu a mensagem de avaria. O carro parou no meio de uma avenida movimentada. Na segunda vez, tive de desligar o carro e esperar o câmbio voltar a funcionar. Contudo, quando ocorreu um problema nos freios ABS, a concessionária descobriu que estava relacionado com o câmbio. Tiveram que trocar o chicote para resolver."
Os boletins da Fiat ensinam as autorizadas a fazer ajustes em quase 40 000 veículos com Dualogic só quando o carro entrar na oficina para fazer qualquer serviço, muitas vezes sem conhecimento do dono. O primeiro boletim, código 3211, pede a troca a chaveta do kit do câmbio nos Idea (3 359 unidades), Palio (19 838), Weekend (6 088), Siena (8 259), Stilo (815) e Linea (848). O boletim 3215 orienta a recalibrar a injeção do Stilo e o terceiro, só para o Linea, mostra como reprogramar o software do sistema.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário