Um estudo realizado pela Crowe Horwath RCS, divulgado nesta segunda-feira pelo jornal "O Estado de S. Paulo", mostrou que o Corinthians ultrapassou o Flamengo e se tornou a marca de maior valor no esporte brasileiro em 2010.
O clube do Parque São Jorge foi avaliado em R$ 749,8 milhões, à frente do rival São Paulo (R$ 659,8 milhões) e do Rubro-Negro, que agora é terceiro (R$ 625,3 milhões). O sucesso do Timão está atrelado às ações de marketing no ano de seu centenário, além das presenças de Ronaldo e Roberto Carlos em campo.
A lista das maiores marcas do esporte nacional, segundo a publicação, segue com Palmeiras (4º), Internacional, Grêmio, Vasco, Santos, Cruzeiro e Atlético-MG. O atual campeão brasileiro, o Fluminense, integra apenas a 11ª posição, com sua marca avaliada em R$ 104,2 milhões.
A metodologia usada leva em consideração 18 diferentes variáveis entre dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo dos fãs e dados sociais e econômicos do mercado em que atuam.
Os 12 maiores apresentaram evolução nos últimos anos. Líder em 2009, o Flamengo perdeu duas posições e passou a ser o terceiro em função da evolução da receita - sem considerar transferências de atletas - de seus concorrentes diretos, Corinthians e São Paulo.
- O estudo mostra um crescimento do Flamengo em valor de marca, só que inferior ao registrado por Corinthians e São Paulo. Ou seja, todos estão crescendo, a diferença está no ritmo de cada um - afirmou Amir Somoggi, responsável pelo trabalho.
Veja a lista dos 12 clubes mais valiosos do Brasil:
1. Corinthians - R$ 749,8 milhões
2. São Paulo - 659,8 milhões
3. Flamengo - R$ 625,3 milhões
4. Palmeiras - R$ 444,1 milhões
5. Internacional - R$ 268,7 milhões
6. Grêmio - R$ 222,8 milhões
7. Vasco - R$ 156,5 milhões
8. Santos - R$ 153,3 milhões
9. Cruzeiro - R$ 139,6 milhões
10. Atlético-MG - R$ 110,3 milhões
11. Fluminense - R$ 104,2 milhões
12. Botafogo - R$ 89,9 milhões
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